Exposição sobre vida e obra de José Saramago

<font color=0094E0>«A Consistência dos Sonhos»</b></font>

Termina a 27 de Julho, a exposição «A Consistência dos Sonhos», que se encontra patente na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda. Produzido pela Fundação César Manrique (FMC), de Lanzarote, Canárias, este projecto, previsto para Madrid e várias capitais da América do Sul, pretende dar visibilidade ao escritor português, José Saramago, agraciado, em 1998, com o Prémio Nobel da Literatura.
Esta exposição, trazida a Portugal pelo Ministério da Cultura, é concretizada por uma iniciativa conjunta do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).
Resultante do trabalho de investigação do comissário Fernando Gómez Aguilera, da FMC, a exposição está organizada por uma ordem cronológica, de 1922 até à actualidade, exibe um conjunto de documentos inéditos de José Saramago e conta com uma forte componente multimédia.
Organiza-se em três grandes núcleos: «Obra literário de Saramago», «Compromisso público, militância e Prémio Nobel» e «Repercussão do seu pensamento e da sua obra no mundo».


Mais artigos de: Em Foco

«O Brasil está numa encruzilhada e<br> terá de escolher o caminho»

Entrevista com Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP No laboratório político que é a América Latina, com todas as suas contradições e complexidades, o Brasil está hoje numa encruzilhada e vai ter de decidir qual o caminho por onde quer seguir. Quem o afirma é Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, que recentemente visitou aquele país. Os importantes progressos sociais registados no segundo mandato do governo Lula, em que participa o PCdoB, não iludem a questão de fundo com que se debatem as forças políticas progressistas brasileiras: sem pôr em causa o sistema capitalista não há solução para os problemas a que têm de fazer face.

<font color=0094E0>Escritor, roteirista, jornalista e poeta português</font>

José Saramago é uma figura incontornável da cultura portuguesa. Escritor de grande mérito artístico e de indiscutível prestígio nacional e internacional, é simultaneamente uma figura singular na vida cultural, social e política do nosso país. Membro do PCP desde antes do 25 de Abril, tem uma vida indissoluvelmente ligada à defesa da liberdade, da democracia, das grandes causas sociais e políticas dos trabalhadores na luta pela sua emancipação.

<font color=0094E0>Um escritor do mundo</font>

Os livros de José Saramago encontram-se publicados nos seguintes países: Albânia, Alemanha, Argentina, Áustria, Bangla Desh, Bósnia-Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, China (mandarim, cantonês), Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, Dinamarca, Emiratos Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovénia, Espanha (castelhano,...